S.C. Salgueiros
  1. Salgueiros tem futuro assegurado no complexo desportivo de Campanhã
  2. Como regularizar as cotas
  3. Mensagem do Presidente da Mesa da Assembleia Geral
  4. covid19
  5. Protocolo Ginásios Fitness UP com Sport Comércio e Salgueiros
  6. Atletismo

O Sport Comércio e Salgueiros (SCS) é uma das instituições desportivas, mais antigas, da cidade do Porto e do País.
Fundado a 8 de Dezembro de 1911 e com sua irreverência e bairrismo, fomentada pelos seus adeptos e simpatizantes, consegue a proeza de se manter como uma referência do desporto nacional em várias modalidades.
Apesar dos percalços, a sua “Alma Salgueirista” nunca esmoreceu e mantém-se jovem. Pois a Formação de Atletas é o maior desígnio, que alimenta a longevidade de quem luta todos os dias para fazer parte do Presente e ter o Futuro assegurado.
A nossa Marca “SALGUEIROS” é Forte, carregada de mística e valores, reconhecida e acarinhada por onde passa, por quem fala e escreve… não se Esquece.

O Salgueiros foi fundado a 8 de Dezembro de 1911, sob o candeeiro 1047 na Rua da Constituição. Foram seus fundadores João da Silva Almeida, o “Joaninha”, Henrique Medina, que viria a notabilizar-se como pintor, e Jorginho, que batizaram o Clube como Sport Grupo e Salgueiros.

Entretanto muda e nome para Sport Porto e Salgueiros, designação com que época de 1915/1916 participa nos primeiros torneios Oficiais organizados pela Associação de Futebol do Porto, da qual é sócio fundador.

Em 1920, após a fusão com outro clube da cidade, o Sport Comércio a surgiu a denominação atual de Sport Comércio e Salgueiros.

Na época 1943/44 o Salgueiros disputou pela primeira vez o campeonato nacional da I Divisão Nacional saltando nas décadas seguintes constantemente entre a I e a  II Divisões nacionais até que na  década de 80, o clube voltou a ganhar estatuto de clube de I Divisão, que soube sempre manter desde então, à exceção da época de 1989/90, quando se sagrou campeão nacional da II Divisão.

Na época seguinte, 1990/91, conquistou a sua melhor classificação de sempre na I Divisão, alcançando o quinto lugar, o que lhe valeu, no ano seguinte, a única participação de seu historial numa prova europeia de clubes (a Taça UEFA).

No início na época 2005 o clube interrompeu a sua participação nos campeonatos de futebol sénior tendo regressado em 2008 através de denominação, Sport Clube Salgueiros 08 devido a problemas económicos.

Em 2018 o Clube conseguiu recuperar a denominação Sport Comércio e Salgueiros nome que volta a ostentar.